Ano novo - vida nova!

_rm_

Bead Banger
10 Year Member
Joined
Aug 7, 2012
Posts
1,498
Agora que falas nisso é extremamente parecido sim sr., mas existe uma ligeira diferença no posicionamento de alguns TTL's por baixo dos dipswitch e o silksreen por baixo deles é garantidamente de fábrica, portanto uma conversão não me parece que seja.

Com essa informação, parece ainda mais apontar para um prototipo/early build evoluindo a partir de um layout de PCB mais antigo e que posteriormente foi adpatado/redesenhado para aquilo que conhecemos como o a versão de produção do Out Zone.

Interessante...

Edit- o próprio espaçamento entre os integrados nessa zona é ligeiramente diferente se reparares bem, portanto não creio que seja uma conversão.
 
Last edited:

1up

Galford's Armourer
Joined
Jan 26, 2006
Posts
473
Pesquisei só assim por alto, não olhei em pormenor.

Nenhuma das eproms/maskroms que está em socket corresponde a um romset?
 

_rm_

Bead Banger
10 Year Member
Joined
Aug 7, 2012
Posts
1,498
Pesquisei só assim por alto, não olhei em pormenor.

Nenhuma das eproms/maskroms que está em socket corresponde a um romset?

As eproms não. Masks ainda não testei.
 

Atro

Who?,
20 Year Member
Joined
Jan 30, 2002
Posts
9,214
Just for the record... finalmente tenho a porra do Super CD-Rom2 com o Audio todo!
Foi um pincel para calibrar os pots às cegas ( tinha de ser com um osciloscópio!!!! ) mas consegui!!! :D
Paciência é uma virtude.

Ricardo, ou me apanhas lá na gare do oriente na 3ª por volta das 14h40 ou então esperas por 4ª ou 5ª que mudo de horário e já posso apanhar a 750 pra cima.
Isto é um bacalhau do caraças para levar carregado!
 

1up

Galford's Armourer
Joined
Jan 26, 2006
Posts
473
Como é fgts? Já se fartaram de kitar malas de consolas XD

@_rm_ ontem vi assim por alto o CPU da pcb do outzone, o circuito do CPU não está a funcionar, o HALT pin(17) está sempre low, o comportamento deveria ser identico ao do RESET que está a funcionar corretamente, por instantes fica low e depois passa a high.

Em relação aquele placa do sunset, coloquei as memórias que faltavam e a eprom 12K, os erros que ela davam era 12K e 1D bad, é o sticker que lá está. O 12K já descobri a falha e praticamente já não tem falha nos gráficos e já dá 12K OK, agora passou o erro para a 16K, aparece uns pequenos pixeis a preto, a mask não deve tar boa, portanto acho que esta é recuperável.
Em relação ao audio, falta lá a D1 e o chip de som Yamaha estava desoldado. Lembras-te se o som tinha algum problema? ou tiraste a D1 para colocar noutra placa?
 

_rm_

Bead Banger
10 Year Member
Joined
Aug 7, 2012
Posts
1,498
Em relação ao audio, falta lá a D1 e o chip de som Yamaha estava desoldado. Lembras-te se o som tinha algum problema? ou tiraste a D1 para colocar noutra placa?

Não me recordo, mas quase de certeza que foi daí que tirei o material para a minha que estava muda.
Diz-me o que precisas que eu tiro de outra e mando-te isso pelos CTT.

Se está quase a trabalhar manda o Atro lixar que eu depois arranjo-lhe outra,lolol, preciso de uma spare, just in case :lolz:
 
Last edited:

1up

Galford's Armourer
Joined
Jan 26, 2006
Posts
473
Não me recordo, mas quase de certeza que foi daí que tirei o material para a minha que estava muda.
Diz-me o que precisas que eu tiro de outra e mando-te isso pelos CTT.

Se está quase a trabalhar manda o Atro lixar que eu depois arranjo-lhe outra,lolol, preciso de uma spare, just in case :lolz:


Não precisas de mandar nada, se aquilo for só substituir, então leva mais uma 27c400(16K) e uma 27c800(1D - tem lá socket mas não tem mask). Se a mask 16K tiver boa e aqueles pixeis forem problema do QFP, ai é mais complicado.

Eu depois vou dando novidades.
 

_rm_

Bead Banger
10 Year Member
Joined
Aug 7, 2012
Posts
1,498
Não precisas de mandar nada, se aquilo for só substituir, então leva mais uma 27c400(16K) e uma 27c800(1D - tem lá socket mas não tem mask). Se a mask 16K tiver boa e aqueles pixeis forem problema do QFP, ai é mais complicado.

Eu depois vou dando novidades.

Ok, mas depois troco por uma mask original :D

Hoje liguei-te... Se puderes amanhã dá-me um toque.
 

Jae686

Cheng's Errand Boy
Joined
Jan 17, 2005
Posts
113
1up, ouvi dizer que tens cartuchos MVS para venda. Podes me mandar uma lista com os preços por pm ? (Não estou a pensar comprar agora, mas quando comprar prefiro comprar a alguém de .pt do que mandar vir de fora)

Cumprimentos
 

1up

Galford's Armourer
Joined
Jan 26, 2006
Posts
473
nailed it

YWnoaQR.jpg
 

Atro

Who?,
20 Year Member
Joined
Jan 30, 2002
Posts
9,214
Vamos invadir o Estoril.
Denmark Street here we go! :D

Gonçalo, tento ligar para o teu telemovel, mas dá sempre erro.
Envia-me o teu contacto com o indicativo certo sff! :)
 

bravojohny

Armored Scrum Object
Joined
Jan 30, 2006
Posts
260
Boas, pessoal! Andei ausente nos últimos tempos mas agora com alguma acalmia, conto passar cá mais vezes.

Recentemente comprei uma Neo Geo CD Top loader com uma série de jogos, mas quando ligo a consola por vezes faz reset enquanto jogo ou está a carregar ou liga já a fazer reset, ficando umas vezes a piscar e outras estabiliza. Mexo atrás, no ponto de contacto do cabo de energia com a consola e isso parece interferir. Os cabos são originais, a consola não tem grandes sinais de ter levado pancada, mas são efeitos indesejáveis...

Gostaria de saber se já identificaram este problema, têm conhecimento dele e se há alguma forma para o ultrapassar sem ter grandes custos, uma vez que a máquina já foi cara e o vendedor diz-me que quando estava na posse dele não tinha esse problema. Enfim, o problema de comprar consolas sem as ver primeiro a funcionar nas mãos do vendedor e nas nossas (pelo menos um teste de 10 minutos). De facto é a única situação embaraçosa que tive até hoje, de todas as consolas que comprei.

Uma vez comprei uma PlayStation usada na PressPlay no Porto. Quando cheguei a casa verifiquei que o carregamento do conteúdo dos cd's era lento e dava erro (a lente devia estar muito desgastada). Mas quando cheguei lá e lhes transmiti o problema imediatamente mudaram a consola. O vendedor da Neo Geo diz-me que pode ajudar a participar (em metade) numa eventual reparação, mas descarta sempre ter verificado aquele problema. Curiosamente, no dia em que a comprei, transportei a consola no carro bem acomodada e sem ir aos saltos. À noite, ao experimentar, verifiquei esse problema logo ao início. Ao princípio nem achei estranho, mas depois reparei que se repetia. Por vezes estabiliza e deixa-me jogar, uma meia hora ou até eu desligar, mas quase sempre depois de passar uma fase de instabilidade e recomeços até assentar. Enfim...
 

Atro

Who?,
20 Year Member
Joined
Jan 30, 2002
Posts
9,214
Deves ter overheating ou algum mau contacto.
Normalmente as CDZ's é que têm overheating. Mas tb se resolve.
Se quiseres, manda isso que dou uma vista de olhos.
 

Atro

Who?,
20 Year Member
Joined
Jan 30, 2002
Posts
9,214
@Daniel/Ricardo:

Trabalho de casa feito!
O erro de RAM da PCB do Sunset Riders está aqui todinho...

IMG_20150715_232731[1].jpg

Peguei na probe e piquei a minha PCB para comparar com uma destas que tem o erro de Ram na posição 18J.
A verde estão todas as leituras que bateram diferente da minha board.
Troquei todas as rams e dão todas as mesmas leituras.

Não faz qualquer sentido darem tantas leituras diferentes - com todas as rams em relação à board boa.

Esta ram ( 18J ) está relacionada ao par de customs 052109 + 051962 ( Tile Mappers ).

These work in pair.
The 052109 manages 3 64x32 scrolling tilemaps with 8x8 characters, and optionally generates timing clocks and interrupt signals. It uses 0x4000 bytes of RAM, and a variable amount of ROM. It cannot read the ROMs : instead, it exports 21 bits (16 from the tilemap RAM + 3 for the character raster line + 2 additional ones for ROM banking) and these are externally used to generate the address of the required data on the ROM; the output of the ROMs is sent to the 051962, along with a color code. In theory you could have any combination of bits in the tilemap RAM, as long as they add to 16.
In practice, all the games supported so far standardize on the same format which uses 3 bits for the color code and 13 bits for the character code.
The 051962 multiplexes the data of the three layers and converts it into palette indexes and transparency bits which will be mixed later in the video chain.
Priority is handled externally: these chips only generate the tilemaps, they don't mix them.
Both chips are interfaced with the main CPU. When the RMRD pin is asserted, the CPU can read the gfx ROM data. This is done by telling the 052109 which dword to read (this is a combination of some banking registers, and the CPU address lines), and then reading it from the 051962.

As rams estão boas ( aparentemente ).
Muito provavelmente o problema está nestes ( ou um deles pelo menos! ) customs.
Pela quick inspection que fiz das linhas da ram, vão todas dar aqui, mas já estou cheio de sono e pode me ter escapado alguma coisa.

acho que já n tenho mais nada a fazer nesta.

Vou tentar dar um olhinho depois nas outras duas.
 
Last edited:

bravojohny

Armored Scrum Object
Joined
Jan 30, 2006
Posts
260
Deves ter overheating ou algum mau contacto.
Normalmente as CDZ's é que têm overheating. Mas tb se resolve.
Se quiseres, manda isso que dou uma vista de olhos.

Suponho que possa ser algo como mau contacto ou talvez algo que mais, mas não me parece overheating, porque ela faz logo isso quando ligo e ainda está fria.

Eu envio para a semana. ;)
 

1up

Galford's Armourer
Joined
Jan 26, 2006
Posts
473
Troquei todas as rams e dão todas as mesmas leituras.

Essas rams não estão em sockets, quando dizes que trocaste as rams, dessoldastes essas e colocastes umas iguais? foi isso?
 

Atro

Who?,
20 Year Member
Joined
Jan 30, 2002
Posts
9,214
Não!

Lembra-te que tenho mais boards aqui do Sunset Riders com Ram swaps!
Tirei dos sockets e troquei com estas para verificar.
Tinha umas iguais de outras boards que dão exactamente o mesmo problema.

Era um "granda galo" estarem todas avariadas...
 
Top