Ano novo - vida nova!

Atro

Who?,
20 Year Member
Joined
Jan 30, 2002
Posts
9,209
Como é pessoal? novidades? o que é que têm andado a jogar?

Esta semana chegou um brinquedo novo :D

View attachment 12304

Fico feliz da minha supergun dar para te ires orientando com isso :)

E sim, como podes ver, essa board tem aí 2 conectores extra no canto interior esquerdo.
São para ligares os Harness'es para o 3P e 4P.
Arranja-me o pinout disso ( deve estar no manual da board ) e faço-te conectores para ligares mais dois comandos.
 

1up

Galford's Armourer
Joined
Jan 26, 2006
Posts
473
Eu acho que elas todas têm esses 2 conectores, o que difere mesmo é a versão da board ou dos roms, não sei bem, se reparares na imagem o interface só dá para 2 players.

Talvez o _rm_ possa confirmar esta informação.
 

Atro

Who?,
20 Year Member
Joined
Jan 30, 2002
Posts
9,209
Não tenho a certeza, mas é possivel que a propria bios da board só aceite entrada do 3º e 4º player
se houver ligação.

pelas minhas contas, as ligações aos pinos deveriam ser as seguintes :

01 - up
02 - down
03 - left
04 - right
05 - A ( shoot )
06 - B ( jump )
07 - C ( slide )
08 - Player Start
09 - Ground
10 - +5V
11 - Coin count +1
12 - ?
13 - ?
14 - ?
15 - ?

Ricardo, alguma info disto?
 

_rm_

Bead Banger
10 Year Member
Joined
Aug 7, 2012
Posts
1,498
Não tem nada a ver com a BIOS, tem a ver com a ROM Version.
Para alterares para quatro jogadores basta gravares as 4 EPROM de video com a mesma versão da tua região mas com a opção 4 players.

Jogar isto a 4 deve ser épico!

Quanto ao pinout tenho isso guardado algures, posso procurar se quiserem fazer uma brincadeira dessas. Claro que se pode sempre gravar 4 Eproms suplentes para não "estragar" as originais, elas também são regraváveis mas vais danificar o autocolante se o retirares, ainda por cima são eproms baratas.
 

_rm_

Bead Banger
10 Year Member
Joined
Aug 7, 2012
Posts
1,498
EDIT - Confirmei no manual e aqui fica o print screen para caso queiram fazer uma coisa mesmo a sério, possam inclusivamente usar o color code original do cabo:

avPfwLS.jpg
 
Last edited:

1up

Galford's Armourer
Joined
Jan 26, 2006
Posts
473
Sim, jogar a este jogo em 4p deve ser qualquer coisa, mas isto para jogar em 2p já não se encontra ninguém :P portanto 4p nem vale a pena estar com o trabalho.

Estou para receber uma placa da konami que vem com o adaptador 4p, é um jogo de basket(run&gun), algum de voçês sabe se o adaptador dá para todas as boards konami? nâo consigo encontrar grande coisa na net.

Outra coisa que me desiludiu um pouco foi estas boards não guardarem os scores, tinha a vaga ideia de que guardavam.
 

Atro

Who?,
20 Year Member
Joined
Jan 30, 2002
Posts
9,209
em boa verdade não vejo aí nenhuma pilha. isso explica talvez o porquê de não guardar os HS.
 

_rm_

Bead Banger
10 Year Member
Joined
Aug 7, 2012
Posts
1,498
algum de voçês sabe se o adaptador dá para todas as boards konami? nâo consigo encontrar grande coisa na net.

Varia de modelo para modelo, alguns são compatíveis mas muitos não são.

O run & gun acho que também é um PCB da série GX de hardware, pode ser que te safes...
 
Last edited:

Atro

Who?,
20 Year Member
Joined
Jan 30, 2002
Posts
9,209
E lá anda a lagartada toda estérica por mais um joguinho com golo irregular ^_^'

Chorem agora tb :p
 

Professor Denim

Atro Ego
Joined
Oct 15, 2005
Posts
1,612
vi agora no telejornal de cá, o movimento BASTA que fizeram á porta antes do jogo....que comédia....lol. A sério, se for este ano a portugal vou me fazer sócio do sporting.
 

Atro

Who?,
20 Year Member
Joined
Jan 30, 2002
Posts
9,209
A sério, se for este ano a portugal vou me fazer sócio do sporting.

Fogo... Não te chega ser apenas um simples adepto como todos os outros?
Olha-me para este! A querer ter acesso à comédia antes dos outros todos ^________^'

hihihihi !!!!

Estamos a 4 ( por enquanto ) , e se por qualquer motivo de azar deixamos pontos na Madeira,
lá vão ficar estéricos óutra vez...
 

1up

Galford's Armourer
Joined
Jan 26, 2006
Posts
473
@_rm_ onde encontras a informação relativa às eproms a utilizar quando tens mask roms danificadas nos cartuchos mvs? Ando à procura desta info no google mas não consigo encontrar nada de relevante.

Preciso de uma M1 para o meu garou motw que diz que tem a dita rom danificada e não dá som e preciso também de uma p1 para o meu sengoku 2, o jogo vinha sem esta rom, alguem a retirou e claro, não funciona.

abraços
 

Atro

Who?,
20 Year Member
Joined
Jan 30, 2002
Posts
9,209
@_rm_ onde encontras a informação relativa às eproms a utilizar quando tens mask roms danificadas nos cartuchos mvs? Ando à procura desta info no google mas não consigo encontrar nada de relevante.

Preciso de uma M1 para o meu garou motw que diz que tem a dita rom danificada e não dá som e preciso também de uma p1 para o meu sengoku 2, o jogo vinha sem esta rom, alguem a retirou e claro, não funciona.

abraços

Tens de ver o tamanho da ROM primeiro.

Se for por exemplo uma de 8Mbit, procura por 27c800.
Vai com calma. Mesmo havendo Google e Youtube, não se aprende tudo num dia ;)

Se forem roms acima de 8Mbit, tens de ter Eeproms de 42pins.
As roms até 8Mbit usam apenas 40pins.
 
Last edited:

Atro

Who?,
20 Year Member
Joined
Jan 30, 2002
Posts
9,209
Este link é suficientemente explicito para saberes tb o que usar.

http://retrogooning.com/wiki/Neo_geo_bootlegs

Podes eventualmente reaproveitar chips de bootlegs de Puzzle Bobbles para roms de outros jogos.

O problema é que o tamanho de cada um não é igual.
Os mais comuns de arranjar são de 4 Mbit dos PBobbles.

Muitos roms de som usam chips de 8Mbit.
 

Atro

Who?,
20 Year Member
Joined
Jan 30, 2002
Posts
9,209
Tens também um turco aqui nas boards que vende-te as eeproms já programadas do jogo que quiseres.

é o Purple.

O gajo leva é séculos a responder, mas poupas trabalho.
É Só pagares e esperares pelo correio.

Quanto à parte de des-soldares a rom danificada do cart... good luck with that... -_-
É altamente frustrante tentar sacar esses sem fazer merda.

As eeproms, por norma saiem bem. Porque já lá andou um carniceiro a foder aquilo tudo com bootlegging.
numa board do PBobble, as eep's sairam bem. Tentei sacar as da SNK, e custou pra crl.
Os pontos de solda são minusculos e mesmo metendo estanho para ajudar a sacar a soldadura, não é facil.
 

_rm_

Bead Banger
10 Year Member
Joined
Aug 7, 2012
Posts
1,498
O Atro já respondeu o que havia a dizer, basicamente pegas na dump da rom (do MAME por exemplo) para veres o tamanho e procuras por uma rom compatível, não há outra forma.

Por exemplo:
Pegas no .bin e tem 256K. Isso quer dizer que vais precisar de 256Kx8Bit = 2Megabit. Uma 27C020 é compatível. A lógica é esta.

@Atro
Hoje levei uns pcbs MVS para testar lá no trabalho, usei uma pistola de chupar solda pneumática de uma estação Weller profissional, parecia que a solda queria sair de lá sozinha :lolz: sai mesmo na boa.

E o Super Dodge Ball está a bombar, afinal era uma minúscula falha numa pista. Ainda estou para saber como cortaram uma pista num PCB dentro da shell :hammer:
 

Atro

Who?,
20 Year Member
Joined
Jan 30, 2002
Posts
9,209
@Atro
Hoje levei uns pcbs MVS para testar lá no trabalho, usei uma pistola de chupar solda pneumática de uma estação Weller profissional, parecia que a solda queria sair de lá sozinha :lolz: sai mesmo na boa.

E o Super Dodge Ball está a bombar, afinal era uma minúscula falha numa pista. Ainda estou para saber como cortaram uma pista num PCB dentro da shell :hammer:

Cool! Estações da Weller = Top !!! Isso dá um jeitão! :)

Tenho aqui a CPS2 do Super Street Fighter 2 em casa.
fui buscá-la à casa do Tiago.
Ele tem urgentemente que mudar de ventoinha nisto! É impressionante o barulho e trepidação que esta merda faz!

Mas o mais grave nem é isso! Os CARNICEIROS dos operadores que mexeram nisto, chantaram o Kick Harness ao conector jamma,
e tinhas vários botões no mesmo sitio!
Tipo, carregavas no Medium Kick, sai-te Medium Kick ou Medium Punch. é aleatório!
On top of that, tinham isso conectado aos creditos tb... -____- damn it!
 

_rm_

Bead Banger
10 Year Member
Joined
Aug 7, 2012
Posts
1,498
Mas o mais grave nem é isso! Os CARNICEIROS dos operadores que mexeram nisto, chantaram o Kick Harness ao conector jamma

Eu não te falei que também apanhei uma assim? Pelo menos era só o HK,lol.

A minha System 18 já tem um Pacemaker, depois meto foto :D
 

Atro

Who?,
20 Year Member
Joined
Jan 30, 2002
Posts
9,209
Eu não te falei que também apanhei uma assim? Pelo menos era só o HK,lol.

A minha System 18 já tem um Pacemaker, depois meto foto :D

LOL !!! E depois falas dos "Phoenix'ers" ^____^'

Btw, vi o tópico que respondeste ao "plea" do nerdy... aquele pin da CPS2 é mesmo um FDP para tirar.
Não há forma de sacar aquilo sem usar um sledgehammer?
 

1up

Galford's Armourer
Joined
Jan 26, 2006
Posts
473
_rm_, presumos que estejas a falar da dd crew, também vou gostar de ver essa foto.

já agora sabes se boards system32 são fáceis de trocar? sei que tens pelo menos uma. Não há muita informação sobre estas placas na net.
 

Atro

Who?,
20 Year Member
Joined
Jan 30, 2002
Posts
9,209
_rm_, presumos que estejas a falar da dd crew, também vou gostar de ver essa foto.

já agora sabes se boards system32 são fáceis de trocar? sei que tens pelo menos uma. Não há muita informação sobre estas placas na net.

Se te estás a referir à parte do ajuste dos +5V, convém referires. Ele não é nenhum bruxo! ^^
A gente os dois é que já nos entendemos de olhos fechados com essas mariquices ^^
 

1up

Galford's Armourer
Joined
Jan 26, 2006
Posts
473
Se te estás a referir à parte do ajuste dos +5V, convém referires. Ele não é nenhum bruxo! ^^
A gente os dois é que já nos entendemos de olhos fechados com essas mariquices ^^


não percebi. Estava-me a referir se ele fez alguma manutenção em relação à pilha da placa e também me estava a referir às placas sega system 32, se as main boards são todas compatíveis ou não.

http://segaretro.org/Sega_System_32
 
Top